terça-feira, fevereiro 19

2 kgs de ânimo por favor! Pago a vista!

hello ppl.


Ontem eu tava assim pensando como o título... desanimaaaaada, qm me lê com frequência, ou me vê no face/twitter sabe que tô há 15 dias zuada no sentido literal da palavra da rinite. E a minha rinite é sempre em nivel super hard free style... e eu sou alérgica múltipla, ou seja, eu não tenho UMA alergia pra controlar... tenho UM PACOTE delas.

Aiiii eu tava desanimada pq ontem pela manhã a balança acusada 70kg, manooo... fiquei irada...COMO uns dias doente me renderam 2,3kg A MAIS???

Enfim... bebi uns 3,5l de água ontem (q a rinite não me deixa tomar), fiz uma sessão da Jillian, comi direitinho, fui pro espaço tomar meu shake... (q passei o carnaval todo sem tomar... e sem meu chá lindo de pó, se vc não gosta ou acha q nao funciona.. guarde sua opinião sobre esse assunto, ok?!) e de noite já batia o 68,7kg de novo grazadeos... ainda faltam algumas gramas, mas deu pra recuperar o ânimo perdido.

Os desafios lançados esses dias deram um gás tbm... eu tinha q tá bem pra fazer tudo... e não é q eu melhorei MUITO da rinite de ontem pra hj?? E ganhei mtos kgs de ânimo tirados de mim msm! =)

A volta do horário normal tbm ajudou, pela primeira vez na vida, percebi q o horario de verão acaba comigo, durmo mal e parece q ta tudo fora de lugar, foram 88 dias lesada...

E tenho feito algumas leituras e reflexões sempre que faço refeições:

- Na casa da minha família nunca houve jantar como regra... eram lanches, ou pães ou comidas compradas...qqr coisa MENOS uma refeição típica como fazemos no almoço.

- Na casa da família do meu marido, além de ter jantar, eles tem horários, digamos, rígidos.. o jantar sempre ocorre entre as 19:00/20:00, e não, pizza nesse horario ou qualquer outra droga não é considerado refeição, tem q ser no esquema: arroz/feijão/ legumes/salada/carne e suco.

E pra quem vive uma vida desregrada alimentarmente falando (como era a minha)... é inconcebível parar pra jantar as 19:00...hora q vc comeria um pão com qqr coisa dentro e refri vendo TV.

Eis que Michelli casa, e claro, prevalece o hábito da família do marido, pq a esposa quer agradar, quer q ele se sinta bem e blablablá.... foi ai que tive o 'clique' pra emagrecer... cozinha MINHA, comida MINHA, se tinha alguém pra fazer tudo certo e emagrecer, ou continuar com sobre-peso e culpa era somente EU.

Outra coisa q eu achava absurda era fazer compras semanalmente... pq do meu lado familiar, as compras eram feitas uma vez ao mês..e eu não compreendia pq minha sogra comprava tudo picado... mas eu entenderia mais à frente...

Passados seis meses de casados (q ainda completaremos dia 24), e pasmem! Jantando as 19:30 religiosamente - tá, abrimos exceções pra jantar fora NESSE HORÁRIO tbm... eu emagreci 12kgs, como bem, faço compras semanais (!) e todo blablabla do meu sogro q eu achava puuuuuura bobagem sobre produtos industrializados... faz todo sentido hj pra mim.


Eu fui viciada em Fast Food (ja cheguei a comer 2, 3 lanches do mc donalds de uma vez), em refrigerante, mais especificamente em Coca-cola (já tomei QUATRO litros em um único dia), em chocolate (já comi 3 ovos de páscoa no mesmo dia), em bolachas... em pão.. em td q vai os pós viciantes: açucar, sal e trigo branco. E passava a SEMANA com UM COPO D'Água (pq todos os outros eram de coca).

Fiz dietas doidas, tomei remédio pra emagrecer, fiquei sem comer.. e comia chorando qdo ia ao shopping por exemplo e pedia uma prato de alface alegando dieta, enqto meu marido comia um lanche por exemplo... eu palpitava de vontade de comer todo lixo-food hauahuhau e quando emagrecia 3kgs voltava a comer tudo numa velocidade e quantidade que hj eu não consigo acreditar q fazia tanta barbaridade... passava a semana comendo gordura pura...

O Pense Magro me reprogramou e eu não sinto falta, nem vontade de comer no mc donalds, não palpito mais ao ver uma garrafa de coca-cola... não passo perto das gôndolas cheias de drogas e lendo matérias e livros de Michael Pollan, tudo se encaixou no sentido de: fazer compras semanais, comer no horário... me livrar de junk food... pq?

Vou colar aqui alguns pontos...


01. COMA COMIDA

Hoje em dia, isso é mais fácil de dizer que de fazer, sobretudo tendo em conta que anualmente chegam ao supermercado 17 mil novos produtos, todos a competir pelo seu orçamento alimentar. Mas a maior parte desses produtos não tem direito a que lhe chamem de comida. Prefiro chamar-lhe substâncias comestíveis pseudo-alimentares.
Trata-se de preparados altamente processados concebidos por cientistas alimentares, à base sobretudo de ingredientes derivados do milho e da soja, que nenhuma pessoa normal tem na despensa e que contem aditivos químicos a que o corpo humano só recentemente foi exposto. Hoje em dia, grande parte do desafio de comer bem consiste em escolher comida a serio e evitar essas inovações industriais.

02. NÃO COMA NADA QUE SUA BISAVÓ NÃO ACHASSE QUE ERA COMIDA.

Imagine que tinha consigo a sua bisavó a fazer compras pelos corredores de um supermercado. Estão os dois em frente às prateleiras dos laticínios. Ela pega numa embalagem de tubos de iogurte go-Gurt - e não faz ideia do que poderá ser aquele cilindro de gel colorido com sabores. É comida ou pasta de dentes?
Há agora no supermercado milhares de pseudo-alimentos que os nossos antepassados não reconheceriam como alimentos. São inúmeras as razoes para evitar esses produtos alimentares tao complicados - razões que vão muito além dos aditivos químicos e dos derivados de milho e soja que contem, ou dos plásticos em que normalmente vem embalados, alguns dos quais, provavelmente, tóxicos.
Os alimentos hoje em dia são processados especificamente para nos fazer comprar e comer mais, através da manipulação dos nossos instintos evolucionários - a nossa preferência inata por doces, gordura e sal. Estes sabores são difíceis de encontrar na natureza, mas fáceis e baratos de sintetizar pela tecnologia alimentar. O processamento da comida induz-nos a consumir muito mais destas raridades do que devíamos. A regra da bisavó ajuda a manter a maioria destes produtos longe do carrinho de compras.

03. SÓ COMA ALIMENTOS QUE ACABARÃO APODRECENDO

O alimento de verdade é vivo... logo, perecível


No final, ele recomenda:

'Quebre as regras de vez em quando, obsessão por regras alimentares faz mal a sua felicidade e, provavelmente a sua saúde também'

E eu, Michelli, depois q tive uns episódios de compulsão passei a olhar pra comida como uma coisa perigosa... (não, eu não tô exagerando...) é como tudo na vida, dependendo da dose, pode ser um remédio ou um veneno, é vc qm define o qto ingerir, sua mão que leva o lixo a boca, pq ela sozinha não pula pra dentro de vc... qm já passou por um episodiozinho de compulsão sabe bem, qual é o sentimento do drogado após a overdose.

Chega neah?!
Eu tô mto feliz hoje. Dizer não é satisfatório novamente =D

12 comentários:

  1. Oi Mih, quero te agradecer pelo apoio e carinho de sempre comigo!! Adorei as dicas e é bem verdade, depois que passei a comprar por semana tive mais opções de alimentos frescos e mais saudáveis..Não tenho twitter, e tenho medo de fazer um e virar vício.. então vou ficando só com o blog mesmo.. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, muito legal esse post, vou pesquisar sobre Michael Pollan e ver se agredo mais alguma coisa a minha rotina. Casei faz pouco tempo e ainda não criamos uma rotina bonitinha.

    ResponderExcluir
  3. Mih, meu face tá RaphaxKahdeLima, adiciona lá.. é meu e do meu marido.. mas sou só eu quem uso.. ele só vem ver de vez em quando.. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Menina, que boa influencia essa familia do marido! Que bom que isso te fez mudar de vida. Sabe que eu tmbm nem sinto mais falta de fast food... unico fast que eu ainda caio é um sushi... ehhehe que é bem saudável, digamos de passagem, se não houver exageros.

    Tenha uma excelente semana!
    E vamos sempre mudando pra melhor.

    ResponderExcluir
  5. Mih, sou dessas que também não entende como pode o peso oscilar tanto e por não entender, parei de me chatear com isso. Continuo firme e forte independente do que vejo. Mas menina, que ajuda a família do maridão deu, hein! Lá em casa dificilmente jantamos é sempre lanche, mas tenho procurado incluir verduras e legumes neles sempre. Assim ficamos mais nutridos e alimentados. Eu também tinha a idéia de que era melhor fazer compras de mês, mas meu marido mudou minha rotina quando nos casamos (é meu 2º casamento). Também acho melhor e tudo fica fresquinho. Sorte aí e vamos sim ficar longe dos fast foods que nada nos ajudam. Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Mih, parabéns pelas mudanças de habito e por suas conquistas... Essas Pequenas trocas valem muito a pena né??? Eu tbm era viciada em coca cola, e não tomava água. Hoje não fico sem água e não bebo coca cola pq o estoma doi!!!
    Boa semana pra vc
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá xará!!
    Achei vc no blog da Andréia e estou te seguindo já!!
    Vou tentar fazer sua receita hein!!
    Beijão e se quiser, me segue lá!!!

    ResponderExcluir
  8. Mih,
    Tenta esse http://www.thinhtrinh.com/p90x/Shaun%20T%20Insanity//...

    ResponderExcluir
  9. Mudar para melhor é sempre bom!!
    Tbm tenho problemas com refrigerante rss ainda preciso rever isso!!
    super beijoss

    ResponderExcluir
  10. Mih, como está hoje? Ta com mais animo?????
    Vim retribuir a sua vista e dizer que estou ficando por aqui.
    Vou te falar, eu já fui igual a você, tentei diversas dietas da moda, tomei formula, e nada disso funciona. Você emagrece e depois volta o dobro.
    Melhor coisa é RA, é pra vida toda mais é recompensavél....
    Beijo minha linda...

    ResponderExcluir
  11. Oi querida!!!
    Então, o gosto de cenoura ficou bem acentuado.
    Ele é bem leve, a cenoura dá uma sensação que é coco ralado e não ficou quase nada de doce, não dá nem pra saber que tem leite condensado.
    Parece um docinho de cenoura mesmo.
    Mas onde eu trabalho, todo mundo adorou!!
    Mas pra quem é formiguinha e ador doce beeemmm doce, eu não recomendo!!!
    rsrsrs
    Beijão e obrigada por me seguir!!!

    ResponderExcluir
  12. Mih sua linda, tá aí um caso em que vejo valer muito a pena aderir os hábitos do parceiro: os do seu são ótimos e muito saudáveis!*-*
    Eu ainda tô torcendo muito pra que essa sua alergia dê um tempo pra você, ninguém merece sofrer tanto tempo assim com rinite, eu depois do 2º dia já sinto vontade de chorar, imagino vc que tá mal há 1 semana! D:

    Quanto as fast foods, você não tem ideia do quanto tenho tido que me virar pra não ter que apelar pra essas coisas nessa viagem, mas até agora sobrevivi ilesa e acredite a preocupação nem é com engordar, é que com o tempo criei meio que aversão a essas coisas não saudáveis, me dá aflição imaginar que estou comendo um lanche com tanto conservante que se deixar ele em casa por um ano o bicho vai continuar com a mesma cara!haha
    Meu máximo hoje em dia é o lanche vegetariano do subway XD

    Melhoras Mih e continue assim firme na AF, não preciso nem dizer mas você sabe que aqui do outro lado tem alguém que se orgulha,torce muito por você e vibra pra caramba com as suas conquistas!*-*

    Beijo beijo

    ResponderExcluir

Comenta aí: